Caminhada Infante e Praia Seca

Caminhada, Domingo 19 Dezembro, desde o Mirador até à Praia Seca, passando pela Ribeira Fria, pelo quintal da Roça Infante D. Henrique e pela Praia Grande do Infante para contagem de rastos de tartarugas (esta é, pelos dados preliminares deste ano e do ano passado, a praia mais importante do país para a desova de tartarugas ambo (C. mydas).

O caminho é relativamente fácil (falta capinar) até ao quintal do Infante, pois segue o antigo caminho de ferro, sem pendentes acentuadas. Depois é mais complicado pois as pessoas que por aí passam usam um atalho, já com pendentes e travessia de rios.

Na chegada à Praia Seca um caçador-submarino tinha capturado uma tartaruga sada e tivemos de a trazer para a cidade para proceder à sua amostragem. Para regressar apanhámos uma boleia na canoa de Chú e Poninho da associação de pescadores da Praia Seca.







Quintal do Infante












Praia Grande do Infante


Tempo para pescar


Aproveitando para secar as roupas e dar um mergulho



Garrafas de plástico... bastante úteis por estas bandas
Comunidade Piscatória da Praia Seca

Sede da Comunidade

Alojamento, na sede, para visitantes


Desprendendo a tartaruga



Tempo para conseguir uma coisa rara... carne!
Secador de peixe



Regresso de canoa



Praia Bumbo
Subida para o Mirador



Sobrinhas do Silvino

Participaram Hualton (técnico das tartarugas Praia Grande), Pretinho (responsável pela Casa Tartaruga), Silvino (agricultor e carpinteiro), Daniel (voluntário na Sta. Casa da Misericórdia) e Rogério (biólogo marinho). As fotos, excepto a última, foram tiradas pelo Daniel Ferreira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, boa tarde, somos um grupo da Universidade de Évora e gostávamos de entrar em contacto convosco. Será que nos podiam enviar um email? Obrigado!

Sara Marques Pereira

sarapereira@uevora.pt