quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sea Turtle Watching

A viagem de estreia para observação de tartarugas marinhas dentro de água não podia ter corrido melhor- Avistámos um macho de tartaruga de caco (E. imbricata), que se encontrava agarrado a uma pedra com as barbatanas posteriores e cauda, e manteve-se assim bastante tempo permitindo que por várias vezes nos aproximássemos até que a agarramos para proceder à sua marcação e biometria. Para sorte da tartaruga, pois estava numa zona frequentada por caçadores submarinos, o seu encontro com humanos foi de observação e estudo e não de captura para o comércio ilegal de escamas e carne.
Os participantes adoraram a experiência e esta primeira tartaruga foi apadrinhada pelos alunos do Colégio da Curia, Portugal, que receberão feedback sempre que o animal for avistado novamente. Desta forma o interesse dessas crianças e professores, bem como o de todos os colaboradores no Príncipe, será um incentivo para que os habitantes da Região Autónoma do Príncipe acarinhem esta causa e se sintam orgulhosos da sua biodiversidade.
 Bem haja!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Embarcação AMBO

Graças a uma generosa contribuição a CTM tem agora à sua disposição uma embarcação para as actividades de sensibilização, fiscalização e investigação no mar e costa. Em colaboração com os Dragões do Mar, um grupo local, encontra-se também a ser desenvolvido turismo da natureza com especial destaque para a observação de tartarugas dentro de água. Com estas actividades espera-se a sensibilização e capacitação dos principenses para alternativas à captura de tartarugas e, ao mesmo tempo, prestar apoio às autoridades locais na implementação prática do decreto regional que confere protecção legal a estes animais pré-históricos.
O próximo passo será adquirir um motor fora de borda que confirirá autonomia às actividades, uma tenda de campanha para alojamento do pessoal nas várias comunidades, material de sensibilização e material de apneia para as actividades marinhas. Para tal agradecemos do coração qualquer apoio que possam prestar.
Muito obrigado.